domingo, 11 de setembro de 2011
O Jojup´s na história do esporte paranaense
Promovido pelo Governo do Estado do Paraná desde 1987 o Jogos da Juventude foi criado com o objetivo de oferecer aos atletas de categoria menores condições de demonstrar o seu rendimento e talento, preparando-os, também, para Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), outras competições de nível nacional ou até mesmo olímpicas.
ÍDOLOS REVELADOS – Dentre os atletas que foram revelados nos jogos da juventude e destacam-se, em suas modalidades, a nível nacional e internacional, os campeões olímpicos e mundiais Giba, do vôlei de quadra, e Emanuel do vôlei de praia; as jogadoras da seleção brasileira de vôlei de quadra, Mari e Elisângela; e ainda o maratonista Emerson Iser Bem. Também os jogadores de futebol Ricardinho (ex Corinthians, São Paulo e Seleção Brasileira), Dagoberto (São Paulo) e Tcheco (Coritiba), entre outros grandes atletas.
DISPUTA EM DUAS DIVISÕES – Orgulho do Paraná, a competição pioneira no atendimento ao esporte juvenil, foi reconhecida nacionalmente, quando foi criado, em 1995, o Jogos da Juventude do Brasil. Devido ao bom nível da competição e número cada vez maior de municípios participantes, em 1996 foram criadas as divisões “A” e “B”, com fases regionais que selecionam equipes das modalidades coletivas para a fase final.
DEZESSEIS MODALIDADES – Neste ano, em sua 25ª edição, o Jojup’s será disputado com 16modalidades esportivas, sendo elas: atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nas categorias masculino e feminino.
RUMO ÀS OLIMPÍADAS – A competição reúne o maior número de jovens talentos do esporte do Paraná e também tem papel fundamental ao apresentar para o Brasil vários nomes que representarão o país nas Olimpíadas de 2016.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário