sexta-feira, 30 de setembro de 2011

As modalidades que CM disputa

Ginástica Rítmica

Apesar de relativamente nova a equipe de Ginástica Rítmica (GR), de Campo Mourão, comandada pela técnica Thaísa Montenegro, e compostas pelas ginastas Rafaela Hirata, Maria Julia Oliveira, Gabriela Fiorese, Bruna Bonete e Joice Pires, pretende mostrar que é bem competitiva, frente às demais agremiações que estarão representadas na final do 25º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). Nos dois últimos meses as atletas treinam diariamente e pretendem aprimorar ainda mais as apresentações de 2010, quando conquistaram três medalhas de bronzes: na prova do conjunto, individual por equipe e na final do aparelho com arco, com a ginasta Rafaela Hirata.

EXPECTATIVA
Para este ano de 2011, a expectativa, segundo a técnica Thaisa, é grande, pois a pretensão maior é melhorar os resultados, com um lugar mais alto no pódio. “Estamos competindo em igualdade com outras equipes e tentar conquistar a medalha de ouro”, afirmou a técnica. A modalidade em Campo Mourão é mantida pela Fundação de Esportes do Município (FECAM).


Karatê

Com o intuito de buscar medalhas dos 25º Jogos da Juventude do Paraná, os karatecas mourãoenses estão intensificando os treinamentos, já que este ano estão competindo em casa e poderão contar com a torcida por perto. Campo Mourão estará representada por oito atletas, sendo Odair Arcanjo dos Santos, Rodrigo Roder, Bruno Lima da Silva, Justino Nunes Junior, Bruna Pereira do Espirito Santo, Paloma Thais Aparecida Mendonça, Kevin Young Lee, André Luiz Poliseli. Os atletas treinam na Academia Exata com o técnico Carlos Cesar de Souza.

Este ano Campo Mourão participará do karatê na categoria kumite (individual) e também com uma equipe de Kata (luta imaginária). Uma das esperanças de medalhas é Odair Arcanjo dos Santos, que já ganhou medalha de bronze dos Jogos da Juventude de 2010. Os demais atletas são iniciantes na competição.

Comandado pelo técnico Sebastião Galdino, o Karatê juvenil de Campo Mourão tem uma grande expectativa em torno dos resultados. “Nossa meta é fazer uma participação excelente nos Jojup’s, buscando consolidar um exemplo de determinação e dedicação para promover o nome da cidade nos meios esportivos do Paraná”, afirma Galdino.

A Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM) mantém os treinamentos dos atletas focados na qualificação técnica e na força, já que a modalidade tornou-se muito competitiva devido à grande quantidade de participantes e ao número de municípios inscritos, tanto no masculino como no feminino. Entre seus melhores momentos em Jojup’s, Campo Mourão conta com o vice-campeonato em 2001, tendo como destaques os atletas Erickson Allan Bine Razera, Bruna Mayara Rocha Garcia, Renan Galdino e Odair Arcanjo dos Santos.

Previsão de tempo bom para o dia da abertura dos Jojup's em Campo Mourão

Predomínio de sol e pouca variação de nuvens. Esta é a condição que indica a previsão do tempo para o próximo dia 7 de outubro, em Campo Mourão e região, segundo o Jornal do Tempo, do site UOL. Aliás, na semana que antecipa o início dos jogos, a chuva só deve aparecer no domingo (02/10), com 25 milímetros de precipitação; e no domingo seguinte (09/10), com 17 milímetros de precipitação. Para os demais dias da semana entre 02 e 09/10, a previsão é de sol e pouca variaçao de nuvens.

Sem dúvida, esta é uma excelente notícia para a Comissão Central Organizadora da final do 25º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup's). É que numa iniciativa inédita, a CCO programou a abertura da competição em praça pública, no coração da cidade. "Nossa principal preocupação era com o mau tempo. Esse fator poderia ofuscar a grande festa que está sendo preparada para receber os 106 municípios paranaenses e os quase 6 mil atletas e dirigentes que irão protagonizar a maior final dos Jojup's de todos os tempos", comemora o diretor-geral da Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), Ricardo Echelmeier.

A programação de abertura foi estabelecida pela CCO. Entre as autoridades que estarão no evento, destaque para a presença do governador do Paraná, Beto Richa, do secretário Estadual do Esporte, Evandro Roman, e de diretores da Copel e Caixa Econômica Federal, que serão recepcionados pelo prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, e diversas outras autoridades estaduais, regionais e locais. Também está previsto um amplo espetáculo pirotécnico shows com a banda curitibana de pop-rock Convidados Convida e a dupla sertaneja Mariana e Mateus. O início da festa está marcado para às 20h00, na concha de espetáculos da praça São José.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

As modalidades que CM disputa

Futsal masculino

Tradição do esporte local, o futsal masculino buscará neste Juventude do Paraná, seu retorno para a divisão “A”. A equipe, comandada pelo técnico Eberton de Souza, se preparou participando de competições federadas e amistosos regionais.

Segundo o treinador, “a equipe está muito unida e focada para oferecer alegrias à torcida que vai nos prestigiar no ginásio do Lar Paraná, sobretudo através de grandes vitórias, sem medir esforços”, destaca. O técnico aproveita para convocar o torcedor mourãoense para prestigiar e torcer pela cidade nos jogos da equipe que vai jogar na primeira fase contra Guarapuava e Pitanga.



Futsal feminino

Nova força do esporte mourãoense, o futsal feminino buscará uma medalha na final do 25º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), que acontece de 07 a 16 de outubro em Campo Mourão. Atual vice-campeã da competição, a equipe comandada pelo técnico Djeferson Rossano de Matos, está focada e treinando bastante para colocar Campo Mourão no alto pódio. “É uma competição difícil e, certamente, tecnicamente será um dos melhores Jogos da Juventude. As meninas estão preparadas e buscarão titulo para a cidade”, diz o técnico.

“As perspectivas de Campo Mourão para a conquista de medalhas na competição são boas, até mesmo com a chance do título”. Quem afirma é o próprio treinador da equipe, diante da evolução técnica demonstrada pela equipe, que têm conquistado títulos importantes no Paraná e no Brasil. “Em 2010, fomos campeões dos Jogos Escolares do Paraná e das Olimpíadas Escolares Brasileiras, evento realizado em Goiânia. Ainda tivemos uma atleta (Ellen) convocada para a Seleção Brasileira. E, em 2011, voltamos a ganhar os Jogos Escolares do Paraná”, comemora o técnico Deferson Matos.

O time conta com as atletas Aline Helena, Debora (Marrom), Tainara, Mayara, Jennifer, Flaviane, Fernanda, Aninha, Amanda, Ana Mazur, Débora, Carol e Sara.

Definidas atrações para abertura do Jojup's

Os irmãos londrinenses Mariana e Mateus, que formam uma dupla em estilo sertanejo, foram confirmados como a atração principal do cerimonial de abertura da fase final da 25ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). A dupla, inspirada em Sandy e Júnior, vem conquistando espaço, fãs e admiradores em todo o país. As principais músicas de trabalho da dupla são “Falei, Avisei” e “Esperar pra que?”, que estão entre as mais tocadas em diversas rádios do Paraná. Mariana e Mateus, inclusive, já se apresentaram no lançamento da novela Fina Estampa, da Rede Globo, em Londrina.

ESPETÁCULO PIROTÉCNICO
O cerimonial de abertura dos Jojup’s em Campo Mourão contará, também, com um show de pop-rock, com a banda Convidados Convida, de Curitiba, que abrirá a apresentação da dupla Mariana e Mateus. Ainda está programado um amplo espetáculo pirotécnico. “Nossa meta é proporcionar uma grande festa para os atletas e dirigentes de Campo Mourão e os que estarão visitando a nossa cidade. E também para a nossa comunidade, já que estaremos vivendo, na abertura dos jogos, a semana do aniversário da cidade”, revela a secretária Especial do Esporte e diretora-presidente da Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), Karla Tureck.

A programação de abertura dos jogos acontece no dia 7 de outubro, na Praça São José, em Campo Mourão, com a participação dos 106 municípios confirmados na competição. Além do prefeito Nelson Tureck e demais autoridades locais, o evento contará, também, com presenças ilustres, como o governador do Estado Paraná Beto Richa; do secretário de Estado do Esporte, Rogério Roman; diretores da Copel e da Caixa Econômica Federal; deputados estaduais e federais; prefeitos e demais autoridades da região. A competição prossegue até o dia 16.

TRANSMISSÃO AO VIVO PELA TEVÊ
A Televisão Educativa do Paraná, em parceria com a CATVE, confirmou ampla cobertura aos Jogos da Juventude em Campo Mourão. Durante a competição, uma equipe composta por 18 profissionais, entre repórteres e técnicos, estará na cidade para divulgar o andamento da competição. Além do cerimonial de abertura, outros três dias (no encerramento dos jogos) terão transmissão ao vivo pela tevê. Ainda, diariamente, a Paraná Educativa apresentará boletins com informações de resultados e programação, direto das praças esportivas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

As modalidades que Campo Mourão disputa

Futebol

A equipe sub-18 do Sport Clube Campo Mourão está treinando forte e participando de diversos amistosos, com o intuito de se preparar e representar bem o município na fase final do 25º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). O foco da principal da equipe é estar entre as principais do Paraná, onde estão os principais talentos do futebol paranaense das categorias menores. Como destaques principais da equipe que disputará a final do Jojup’s, o técnico Valter Santos apresenta três atletas: o meia-atacante Tchesco, o volante Gabriel Pitbull e o goleiro Gabriel Santos.

A expectativa da equipe é das melhores, principalmente pela qualidade dos atletas que hoje compõem o elenco. Além dos treinos diários, em dois períodos, no Centro de Treinamentos do Sport, os atletas ainda estão participando de outros trabalhos extra-campo, como exercícios físicos intensos em academias e outros locais da cidade e também treinamentos no futebol de areia, para adquirir resistência.

EDUCAÇÃO E DESTAQUES
Além do trabalho forte, nos treinamentos e preparação para competições, o técnico Valter Santos, afirma que outro ponto importante é o cuidado com os atletas, na questão da educação. “Todos estão matriculados em escolas, e frequentando regularmente, pois todos nós acreditamos que, acima do futebol, a educação tem fundamental importância para o jovem”, acentua Santos.

PREPARAÇÃO
O técnico Valter Santos, veio de São Paulo e com os jovens atletas, também está de olho em bons resultados da equipe. Segundo ele, 30 jogadores estão integrados ao time e, além do Jojup’s, a equipe mourãoense também disputará o Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) e o Paranaense Sub-18, promovido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), que servirá como preparação visando às competições oficiais paranaenses.

TÍTULO DA DIVISÃO A
“Já somos atuais campeões dos Jogos Abertos do Paraná. Essa conquista aconteceu no ano passado, em Maringá. E agora buscaremos, com boas condições, a conquista do título inédito dos Jogos da Juventude, que serão realizados aqui dentro da nossa casa”, afirmou o presidente do Sport Clube Campo Mourão, Luiz Carlos Khel. O dirigente enaltece o apoio da Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), pelo apoio que têm dado para as categorias de base. “Com bons resultados retribuímos o que nos é ofertado através do repasse financeiro, oferecendo estrutura adequada para os atletas, já que alguns são de fora da cidade”, destaca Khel.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Os grupos, por modalidade

Nas modalidades em que o sistema de disputa exige a formação de grupos, esses foram estabelecidos durante a sessão preliminar. Confira:

ATLETISMO FEMININO (18 MUNICÍPIOS)
Araucária, Cambé, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Mandaguari, Maringá, Medianeira, Palmas, Paranavaí, Ponta Grossa, Rolândia, São José dos Pinhais e Tamboara.

ATLETISMO MASCULINO (23 MUNICÍPIOS)
Apucarana, Araucária, Barbosa Ferraz, Cambará, Cambé, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cascavel, Colombo, Curitiba, Faxinal, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Mandaguari, Maringá, Palmas, Paranavaí, Ponta Grossa, Rolândia, São José dos Pinhais, Tamboara e Umuarama.

BASQUETEBOL FEMININO
DIVISÃO A (6 EQUIPES – GRUPO ÚNICO)
Medianeira, Ponta Grossa, Toledo, Campo Mourão, Maringá e Londrina.
DIVISÃO B (7 EQUIPES)
Grupo A - Curitiba, Apucarana e Umuarama.
Grupo B – Pinhão, Palmas, Cornélio Procópio e Foz do Iguaçu.

BASQUETEBOL MASCULINO
DIVISÃO A (8 EQUIPES)
Grupo A – Londrina, Marechal Candido Rondon, Astorga e Foz do Iguaçu
Grupo B – Campo Mourão, Ponta Grossa, Toledo e Curitiba.
DIVISÃO B (8 EQUIPES)
Grupo A – Palmas, São José dos Pinhais, Cambé e Pitanga.
Grupo B – Irati, Goioerê, Maringá e Cascavel.

CICLISMO FEMININO (11 MUNICÍPIOS)
Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Marechal Candido Rondon, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa e Rolândia.

CICLISMO MASCULINO (19 MUNICÍPIOS)
Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Londrina, Marechal Candido Rondon, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Rolândia, São José dos Pinhais e Toledo.

FUTEBOL MASCULINO
DIVISÃO A (10 EQUIPES)
Grupo A – Maringá, Capanema, Colombo, Curitiba e Araucária.
Grupo B – Cascavel, Londrina, Cidade Gaúcha, Cambé e Ponta Grossa.
DIVISÃO B (12 EQUIPES)
Grupo A – Campo Mourão, Balsa Nova e Planalto.
Grupo B – Guarapuava, Foz do Iguaçu e Paranacity.
Grupo C – Umuarama, Sertaneja e Sarandi.
Grupo D – Fênix, Francisco Beltrão e Formosa do Oeste.

FUTSAL FEMININO
DIVISÃO A (10 EQUIPES)
Grupo A – Maringá, Paranaguá, Colombo, Londrina e Foz do Iguaçu.
Grupo B – Campo Mourão, Toledo, Guarapuava, Curitiba e Céu Azul.
DIVISÃO B (10 EQUIPES)
Grupo A – São José dos Pinhais, Faxinal e Vera Cruz do Oeste.
Grupo B – Assaí, Paiçandu, Telêmaco Borba e Campo Largo.
Grupo C – Nova Olímpia, Dois Vizinhos e Cascavel.

FUTSAL MASCULINO
DIVISÃO A (10 EQUIPES)
Grupo A – Cascavel, Umuarama, Altônia, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.
Grupo B – São Miguel do Iguaçu, Curitiba, Londrina, Cianorte e Piên.
DIVISÃO B (12 EQUIPES)
Grupo A – Campo Mourão, Guarapuava e Pitanga.
Grupo B – Moreira Sales, São Pedro do Iguaçu e Ivaiporã.
Grupo C – São José dos Pinhais, Mandaguaçu e Marechal Candido Rondon.
Grupo D – Ibiporã, Francisco Beltrão e Astorga.

GINÁSTICA RÍTMICA FEMININO (19 MUNICÍPIOS)
Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Corbélia, Curitiba, Guarapuava, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Marechal Candido Rondon, Marialva, Maringá, Palotina, Paranavaí, Pinhais, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

HANDEBOL FEMININO
DIVISÃO A (7 EQUIPES)
Grupo A – Cianorte, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Matelândia.
Grupo B – Cascavel, Maringá e Francisco Alves.
DIVISÃO B (9 EQUIPES)
Grupo A – Campo Mourão, Pinhão e Londrina.
Grupo B – São Miguel do Iguaçu, Mariluz e Astorga.
Grupo C – Barbosa Ferraz, Capanema e Curitiba.

HANDEBOL MASCULINO
DIVISÃO A (8 EQUIPES)
Grupo A – Francisco Alves, São Miguel do Iguaçu, Corbélia e Santa Helena.
Grupo B – Maringá, Londrina, Marechal Candido Rondon e Campo Mourão.
DIVISÃO B (10 EQUIPES)
Grupo A – Dois Vizinhos, Curitiba e São Carlos do Ivaí.
Grupo B – Cidade Gaúcha, Cambé e Arapongas.
Grupo C – Ponta Grossa, Cascavel, Floraí e São José dos Pinhais.

JUDÔ FEMININO (19 MUNICÍPIOS)
Araucária, Bituruna, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Laranjeiras do Sul, Londrina, Marechal Candido Rondon, Marialva, Maringá, Paranavaí, Pinhão, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.

JUDÔ MASCULINO (23 MUNICÍPIOS)
Andirá, Antonina, Araucária, Bituruna, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Laranjeiras do Sul, Londrina, Marechal Candido Rondon, Marialva, Maringá, Paranavaí, Pinhão, Ponta Grossa, Quatro Pontes, Toledo e Umuarama.

KARATE FEMININO (21 MUNICÍPIOS)
Ângulo, Apucarana, Araucária, Cambará, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Sertanópolis, Toledo e Umuarama.

KARATE MASCULINO (20 MUNICÍPIOS)
Araucária, Cambará, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Mandaguari, Medianeira, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Sertanópolis, Toledo e Umuarama.

NATAÇÃO FEMININO (12 MUNICÍPIOS)
Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.

NATAÇÃO MASCULINO (15 MUNICÍPIOS)
Apucarana, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.

TAEKWONDO FEMININO (16 MUNICÍPIOS)
Cascavel, Castro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Dois Vizinhos, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Rolândia, São José dos Pinhais e Toledo.

TAEKWONDO MASCULINO (19 MUNICÍPIOS)
Cambé, Cascavel, Castro, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Rolândia, São José dos Pinhais e Toledo.

TÊNIS FEMININO (7 MUNICÍPIOS)
Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Marechal Candido Rondon e Maringá.

TÊNIS MASCULINO (10 MUNICÍPIOS)
Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Marechal Candido Rondon, Maringá, Ponta Grossa e Toledo.

TÊNIS DE MESA FEMININO (12 MUNICÍPIOS)
Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá, Planalto, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatro Pontes, Quedas do Iguaçu, Toledo e Turvo.

TÊNIS DE MESA MASCULINO (15 MUNICÍPIOS)
Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Planalto, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quedas do Iguaçu, São José dos Pinhais, Toledo e Turvo.

VOLEIBOL FEMININO
DIVISÃO A (8 EQUIPES)
Grupo A – Maringá, Guarapuava, Toledo e Cascavel.
Grupo B – Marechal Candido Rondon, Curitiba, Ponta Grossa e Londrina.
DIVISÃO B (10 EQUIPES)
Grupo A – Campo Mourão, Lapa e Formosa do Oeste
Grupo B – Paranavaí, Palmas e Altônia
Grupo C – Prudentópolis, Rolândia, Apucarana e Foz do Iguaçu

VOLEIBOL MASCULINO
DIVISÃO A (8 EQUIPES)
Grupo A – Ponta Grossa, Castro e Cianorte.
Grupo B – Marechal Candido Rondon, Maringá, Cascavel e Curitiba
DIVISÃO B (9 EQUIPES)
Grupo A – Campo Mourão, Umuarama e Londrina
Grupo B – Palmeira, Francisco Beltrão e São João do Ivaí
Grupo C – Foz do Iguaçu, Pinhais e Mandaguari

VÔLEI DE PRAIA FEMININO (20 MUNICÍPIOS – 36 DUPLAS)
Araucária (2), Campina Grande do Sul (1), Campo Mourão (2), Cascavel (2), Curitiba (2), Foz do Iguaçu (2), Londrina (2), Mallet (1), Maringá (2), Nova Aurora (2), Paranaguá (2), Paranavaí (2), Pinhais (2), Ponta Grossa (2), Pontal do Paraná (1), Quedas do Iguaçu (2), São Jorge do Ivaí (2), São José das Palmeiras (2), São José dos Pinhais (2) e Toledo (1).

VÔLEI DE PRAIA MASCULINO (23 MUNICÍPIOS – 38 DUPLAS)
Altônia (2), Apucarana (1), Araruna (1), Araucária (2), Campina da Lagoa (1), Campina Grande do Sul (1), Campo Mourão (2), Cascavel (2), Curitiba (2), Foz do Iguaçu (2), Loanda (2), Londrina (2), Mallet (1), Maringá (2), Medianeira (2), Paranaguá (1), Paranavaí (2), Ponta Grossa (2), Pontal do Paraná (1), São João (2), São Jorge do Ivaí (2), São José dos Pinhais (2) e Toledo (1).

XADREZ FEMININO (23 MUNICÍPIOS)
Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Corbélia, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Londrina, Manoel Ribas, Maringá, Nova Olímpia, Paranavaí, Pinhão, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rolândia, Roncador, São José dos Pinhais, Sertanópolis e Umuarama.

XADREZ MASCULINO (26 MUNICÍPIOS)
Araucária, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Ibiporã, Iretama, Londrina, Manoel Ribas, Marilândia do Sul, Maringá, Nova Olímpia, Paranavaí, Pinhão, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Renascença, Rolândia, São José dos Pinhais, Umuarama e União da Vitória.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As modalidades que Campo Mourão disputa

Ciclismo

O ciclismo tem motivação de sobra para disputar a final do Jojup’s, sobretudo pela história peculiar da modalidade em Campo Mourão. Ari Adolfo Mateus, de 30 anos, está à frente da modalidade e carrega uma experiência em provas nacionais e internacionais. Na pista e na sua própria casa ele tem uma missão em comum: treinar a si mesmo e aos filhos, pois o ciclismo mourãoense está baseado na própria família Mateus. Além de Ari, os filhos dele Aline e Ari dos Santos, destacam-se na modalidade. E hoje, os dois jovens talentos, já com várias conquistas no currículo, são grandes promessas para a edição 2011 do Jojup’s.

Com o espírito de equipe e de família os mourãoenses vão treinando firme. A equipe de ciclismo mantida pela Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), com apoio do Integrado Colégio e Faculdade, através da Lei de Incentivo ao Esporte, conquistou em 2010, no Jojup’s em Foz do Iguaçu, uma medalha de prata e 14 de bronze, com destaque para Aline Mateus.

Em 2011 o selecionado conquistou cinco medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze. Aline já é a primeira colocada na classificação geral, na categoria júnior feminino, após três etapas da disputa. Outra atleta, Jéssica Oliveira, está na segunda colocação na mesma categoria.

Para a disputa dos Jojup’s, em casa, a expectativa do técnico Ari Adolfo Mateus é de que a equipe mourãoense possa mostrar ainda mais força e garantir medalhas nas diversas provas que vão disputar.

domingo, 25 de setembro de 2011

Handebol: Equipe Juventude de Campo Mourão é campeã estadual


Atual campeã dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), a equipe mourãoense de handebol masculino, que representará a cidade na fase final da 25ª edição da competição, que acontece de 7 a 16 de outubro, em Campo Mourão, acaba de se tornar campeã estadual da categoria juvenil. O título foi conquistado neste domingo (25), durante a última etapa da competição, em Campo Mourão, no ginásio Valdernei de Oliveira, no Lar Paraná.

Os atletas de Campo Mourão, dirigidos pelo professor Jair Grasso, ficaram com o primeiro lugar do estadual depois de vencer a etapa de forma invicta. Foram três jogos, disputados neste final de semana, entre as quatro melhores equipes classificadas nas fases preliminares. No primeiro jogo, na sexta-feira, a equipe mourãoense venceu Francisco Alves, pelo placar de 26 a 18. No sábado, o time de Campo Mourão entrou na quadra pela segunda vez e venceu Maringá pelo placar de 35 a 25. E no domingo, os mourãoenses venceram Londrina, pelo placar de 29 a 26.

“O bom resultado no campeonato estadual é fruto de muito treinamento edo nosso foco em buscar o bi-campeonato do Jojup’s”, comemora o técnico Jair Grasso. Entre os destaques da equipe estão os atletas João Victor Cardoso da Silva e Lucas Pasqualim de Oliveira, que foram convocados para integrar a Seleção Paranaense Cadete Sub-15. Outros destaques do handebol juvenil de Campo Mourão são os irmãos Thiago e Charles Ponciano, que foram contemplados com bolsas do Programa Paraná Talento Olímpico (TOP 2016), que investe em potenciais talentos para representar o Estado do Paraná em competições nacionais, bem como atuar nas olimpíadas de 2016.

As modalidades que Campo Mourão disputa

Basquete masculino

A equipe de basquete de Campo Mourão, que foi vice-campeã dos Jojup’s em 2010, vai para as quadras buscando novamente um lugar no pódio. O trabalho com as seleções de base exige uma rotina diária de muitas horas de treinamento no ginásio JK, além de atividades físicas em academia.

Segundo o técnico Emerson Luis de Souza, Campo Mourão apresenta ao Paraná seu desenvolvimento e crescimento no esporte. “Estamos focados em bons resultados e acreditamos que será uma das melhores edições, pois vamos jogar contra equipes que tem jogadores de qualidade, e queremos dar o título desse jogos para nossa torcida”, diz Souza.

REESTRUTURAÇÃO E BONS RESULTADOS
Em 2008 a Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM) iniciou um processo de reestruturação da modalidade, com a contratação do técnico paulista Emerson Luis de Souza, que além de dirigir a equipe adulta, definiu que a prioridade seria o fortalecimento das categorias de base. No mesmo ano, a equipe se sagrou campeã da divisão “B” do Jojup’s, em Cianorte, onde vários jogadores foram revelados. No ano seguinte, veio a medalha de bronze na fase final da competição, em Umuarama. Em 2010 o título bateu na trave e a equipe ficou com a medalha de prata em Foz do Iguaçu, em uma competição muito equilibrada e de excelente nível técnico.

CONVOCAÇÕES
Em 2008 os atletas Rafael Cortez, Rick Prevital, Mauricio Ceolin e Zé Pequeno foram convocados para a seleção paranaense juvenil, devido às atuações dos atletas mourãoenses, principalmente no Jojup’s. Em 2009, foram convocados para a seleção paranaense Mateus Raschen, Brunão Borges e Lucão. Neste mesmo ano, Mateus Raschen também foi convocado para a seleção brasileira sub-18, que foi vice-campeã da Copa América, perdendo apenas para a seleção dos Estados Unidos.


Basquete feminino

A equipe de basquete feminino de Campo Mourão, comandada pelo técnico Valdeir Ferro Silva, também disputará a fase final da 25ª edição dos Jogos da Juventude (Jojup’s). Após a sua ascensão à divisão “A” da competição, conquistada em 2009, em Umuarama, as mourãoenses mantiveram a posição no ano seguinte, com a conquista da 4ª colocação da modalidade em Foz do Iguaçu. Este ano o projeto do selecionado é manter-se entre as três melhores do Paraná, jogando em casa.

O técnico Valdeir Ferro elogia o empenho das atletas e o apoio que a modalidade tem recebido da Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM). “A equipe está unida e com um projeto em comum: a conquista de uma medalha nesta competição em casa. E vamos buscar esse objetivo, sobretudo com o apoio da nossa torcida”, revela Ferro.

CONVOCAÇÃO
Em 2010, o município de Campo Mourão teve a convocação da atleta Gabriela Amanda Ramos para representar a Seleção Paranaense no Campeonato Nacional Inter-Seleções Sub-15, onde o Estado obteve a quinta colocação. Também destacam-se, a nível estadual, as atletas Juliana Ostrowski e Aghata Soares Guimarães, que foram cedidas ao município de Ponta Grossa para disputa do Campeonato Sul-Brasileiro Sub-19 e também seletiva para Seleções Paranaenses em suas faixas etárias.

TREINAMENTOS
As equipes do basquete feminino de Campo Mourão treinam diariamente no Ginásio de Esportes JK, sob comando do técnico Valdeir Ferro, que está à frente da modalidade em Campo Mourão desde 1997. Os treinamentos tem se intensificado, e participado de amistosos com equipes da região se preparando a fim de representar bem o município.

As modalidades que Campo Mourão disputa

Atletismo

Weverton Fidélis, campeão brasileiro de menores nos três mil metros rasos e Marlla Strobbe, vice-campeã brasileira de menores no salto triplo e campeã brasileira juvenil no salto triplo, estão entre principais nomes que disputam o atletismo por Campo Mourão. Os dois estão entre os mais de 30 atletas que treinam, debaixo de sol ou chuva, no Complexo Esportivo do Estádio Roberto Brzezinski, para representar bem o município de Campo Mourão neste Jojup’s.

“Estou otimista em disputar a competição em casa e espero ajudar a equipe mourãoense na conquista de medalhas para a nossa cidade”, diz Fidelis. “Nosso treinamento foi intensificado para podermos corresponder ao nosso objetivo, que é representar bem Campo Mourão, contando, sobretudo, com a torcida dos amigos e familiares”, completa Strobbe.

TREINAMENTO
A equipe do atletismo mourãoense é mantida através da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), através dos projetos Lei de Incentivo ao Esporte e Empresa no Esporte; e convênios com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Os treinamentos são realizados sob a coordenação do técnico Paulo Cesar da Costa, popularmente conhecido por Paulinho.

ATLETAS DE ALTO NÍVEL
O técnico da equipe, Paulo Cesar da Costa, revela otimismo com relação à participação da equipe na competição. “Hoje, Campo Mourão faz parte de um grande celeiro de atletas de alto nível dentro do atletismo. Essa condição tem propiciado a conquista de bons resultados para a cidade, credenciando o projeto entre os melhores do País”, revela da Costa, enfatizando que as conquistas da modalidade também estimulam a adesão de muitos jovens da cidade ao atletismo. Em 2011, a modalidade já conquistou 250 medalhas.

Resultados de CM em 25 edições dos jogos

Confira os principais resultados de Campo Mourão em edições do Jojup´s, por modalidade:

3ª edição (Londrina, de 25/08 a 03/09/1989)
Futsal masculino - 3º lugar

4ª edição (Maringá, de 24/08 a 02/09/1990)
Futsal masculino - 1º Lugar

7ª edição (Cascavel, de 03 a 11/09/1993)
Handebol feminino - 1º Lugar

8ª edição (Campo Mourão, de 26/08 a 04/09/1994)
Atletismo feminino - 2º lugar
Atletismo masculino - 2º lugar
Basquetebol feminino - 3º lugar
Basquetebol masculino - 2º lugar
Natação feminina - 2º lugar
Natação masculina - 2º lugar
Tênis feminino - 1º lugar
Tênis masculino - 3º lugar
Tênis de mesa feminino - 2º lugar
Voleibol masculino - 2º lugar
Xadrez feminino - 1º lugar
Xadrez masculino - 3º lugar

9ª edição (Apucarana, de 01 a 09/09/1995)
Atletismo feminino - 3º lugar
Tênis de mesa feminino - 2º lugar

10ª edição (Apucarana, de 23 a 31/08/1996)
Atletismo feminino - 3º lugar
Handebol feminino - 2º lugar
Judô feminino - 3º lugar
Tênis de mesa feminino - 2º lugar

11ª edição (Cascavel, de 22 a 30/08/1997)
Atletismo feminino - 2º lugar
Handebol masculino - 3º lugar
Xadrez masculino - 3º lugar

12ª edição (Umuarama, de 22 a 30/08/1998)
Atletismo feminino - 1º lugar
Atletismo masculino - 2º lugar
Basquetebol masculino (B) - 3º lugar
Judô masculino - 3º lugar
Tênis de mesa feminino - 2º lugar
Voleibol feminino (B)- 2º lugar

13ª edição (Maringá, de 03 a /11/09/1999)
Atletismo feminino - 1º lugar
Atletismo masculino - 2º lugar
Basquetebol feminino (B) - 3º lugar
Basquetebol masculino - 2º lugar
Judô feminino - 3º lugar
Judô masculino - 3º lugar
Tênis de mesa feminino - 2º lugar

14ª edição (Pato Branco, de 25/08 a 02/09/2000)
Atletismo feminino - 1º lugar
Basquetebol feminino (B) - 2º lugar
Futebol masculino (B) - 1º lugar
Tênis de mesa feminino - 1º lugar
Tênis de mesa masculino - 3º lugar
Voleibol masculino (B) - 2º lugar

15ª edição (Umuarama, de 13 a 23/08/2001)
Atletismo feminino - 1º lugar
Basquetebol feminino - 2º lugar
Basquetebol masculino - 1º lugar
Futsal masculino (B) - 2º lugar
Handebol masculino (B) - 3º lugar
Karatê feminino - 2º lugar
Tênis de mesa feminino - 1º lugar
Tênis de mesa masculino - 2º lugar
Voleibol feminino (B) - 1º lugar

16ª edição (Cascavel, de 23 a 31/08/2002)
Atletismo feminino - 1º lugar
Basquetebol feminino - 3º lugar
Basquetebol masculino - 3º lugar
Tênis de mesa feminino - 1º lugar
Tênis de mesa masculino - 1º lugar
Volei de praia feminino - 3º lugar

17ª edição (Campo Mourão, de 12 a 20/09/2003)
Atletismo feminino - 3º lugar
Basquetebol feminino - 1º lugar
Basquetebol masculino - 2º lugar
Futsal feminino (B) - 1º lugar
Futsal masculino - 1º lugar
Tênis de mesa feminino - 1º lugar

18ª edição (Maringá, de 06 a 14/08/2004)
Atletismo feminino - 3º lugar
Futebol masculino - 2º lugar
Handebol feminino (B) - 1º lugar
Tênis de mesa feminino - 1º lugar
Voleibol masculino (B) - 3º lugar

19ª edição (Toledo, de 23/09 a 01/10/2005)
Basquetebol masculino - 2º lugar
Ciclismo feminino - 2º lugar
Futebol masculino - 2º lugar
Tênis de mesa feminino - 1º lugar
Voleibol feminino - 2º lugar

20ª edição (Pato Branco, de 18 a 26/08/2006)
Ciclismo feminino - 1º lugar
Futebol masculino - 3º lugar
Futsal feminino (B) - 3º lugar
Tênis de mesa feminino - 1º lugar

21ª edição (Paranavaí, de 14 a 22/09/2007)
Atletismo feminino - 3º lugar
Futsal feminino (B) - 1º lugar
Futsal masculino (B) - 3º lugar
Tênis de mesa feminino - 3º lugar

22ª edição (Cianorte, de 28/08 a 07/09/2008)
Atletismo feminino - 2º lugar
Basquetebol masculino (B) - 1º lugar
Futsal feminino - 2º lugar
Handebol masculino (B) - 3º lugar
Tênis de mesa masculino - 3º lugar
Voleibol feminino (B) - 1º lugar
Xadrez feminino - 2º lugar

23ª edição (Umuarama, de 25/09 a 02/10/2009)
Atletismo feminino - 2º lugar
Basquetebol feminino (B) - 2º lugar
Basquetebol masculino - 3º lugar
Futsal feminino - 1º lugar
Futsal masculino (B) - 1º lugar
Tênis de mesa masculino - 2º lugar
Xadrez feminino - 2º lugar

24ª edição (Foz do Iguaçu, de 19/11 a 28/11/2010)
Xadrez feminino - 1º lugar
Handebol masculino (B) - 1º lugar
Basquete masculino - 2º lugar
Futsal feminino - 2º lugar
Atletismo feminino - 2º lugar
Atletismo masculino - 2º lugar
Handebol feminino (B) - 3º lugar

sábado, 24 de setembro de 2011

Colecionador de títulos

Pioneiro no tênis de mesa de Campo Mourão, Sérgio Ueda é o técnico que mais conquistou títulos no Jojup’s. Foram sete anos consecutivos de conquistas com a equipe feminina de mesatenistas. E também sob seu comando, em 2002, o selecionado masculino acabou ficando com o título da competição.

A equipe de Sérgio Ueda conquistou o Jojup’s em Pato Branco (2000), Umuarama (2001), Cascavel (2002), Campo Mourão (2003), Maringá (2004), Toledo (2005), Pato Branco (2006). E o ano de 2000, em Pato Branco, ficou marcado na história do tênis de mesa feminino com os títulos das categorias: dupla feminina e mista, e os três primeiros títulos do individual feminino.

TALENDOS REVELADOS
Vários atletas foram revelados com o trabalho capitaneado por Sérgio Ueda. A maior parte deles destacou-se como talentos de Campo Mourão, como Tatiana Seki, Karen Tashiro, Viviane Nakasato, Sara Rodrigues, Tássia Tanaka, e mais recentemente Fabiana Massaretto, no feminino. E no masculino, destacaram-se, Glauco Tashiro, Marcelo Mitsui, Guilherme Seki, Glauco Matsunaga, Gleison Ferreira, Otãvio Bernardo, Henrique Garcia, Henrique Sakurada e Guilherme Suetomi.

“O sucesso do tênis de mesa de Campo Mourão deve-se ao apoio da Fundação de Esportes, através da Lei de Incentivo ao Esporte, e o programa Esporte nas Empresas. Também é preciso valorizar a Sonibram, os pais dos atletas e, principalmente, a dedicação dos atletas, que foi fundamental para estas conquistas”, resume Ueda. O técnico colecionador de títulos do Jojup’s conclui afirmando que mantém o foco na vitória. “Estamos treinando muito, bastante forte mesmo, para trazermos mais um título dos Jogos da Juventude para nossa cidade” disse Ueda.

Blitze do Jojup’s adesiva veículos no centro

A Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM) realizou na manhã deste sábado (24) mais uma ação de divulgação da fase final do 25º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), que a cidade recebe no período de 7 a 16 de outubro. Com o apoio da Polícia Militar e de atletas do voleibol feminino e do futsal masculino, os colaboradores da FECAM fizeram uma blitze no trânsito do centro da cidade colando adesivos de divulgação dos jogos. A ação surpreendeu positivamente os motoristas que passaram pelo local. Centenas de carros foram adesivados. Todos receberam um aceno de carinho dos carneiros mascotes da competição mourãoense, que também estiveram por lá.

A previsão dos organizadores dos jogos é que até o final da semana que vem cerca de dois mil veículos sejam adesivados. “A comunidade mourãoense não poderia receber melhor os jogos. É um bom sinal. Estamos trabalhando para lotar as nossas praças esportivas e, assim, incentivar os nossos atletas para garantir boas colocações nos jogos”, comemora Ricardo Echelmeier, diretor-geral da FECAM.


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Modalidades individuais serão as mais participativas


As modalidades individuais serão as que contarão com o maior numero de equipes participantes nos Jojup´s 2011. As informações foram apresentadas no Congresso Técnico realizado na quinta-feira (22) a partir da confirmação de todos os municípios inscritos nas modalidades coletivas e individuais. O atletismo masculino, o judô masculino e o vôlei de areia masculino, são as modalidades com maior numero de municípios participantes, 23 em cada um. A modalidade com menor número de equipes será o tênis feminino. O futebol e o futsal masculino da série B com 12 times cada serão as modalidades coletivas com os maiores números de municípios participantes.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Campo Mourão disputa 15 modalidades com 28 equipes


A Fundação de Esportes confirmou durante o Congresso Técnico dos Jojup´s nesta quinta-feira (22) a participação de 15 modalidades com 28 equipes masculinas e femininas na fase final dos da competição que a cidade sedia de 7 a 16 de outubro. Serão quatro modalidades na série A, cinco na série B e outras seis individuais.

Entre as individuais a cidade só não vai competir no tae kwon do. Na série B estarão competindo o futebol, o futsal masculino, o handebol feminino e os times de voleibol masculino e feminino. Na série A estarão o futsal feminino, basquetebol masculino e , feminino e o handebol masculino.

Durante o Congresso foram conhecidos os oponentes das equipes locais através da composição dos grupos que participam da primeira fase classificatória dos Jogos.

SÉRIE B
O futebol terá como rivais Balsa Nova e Planalto. Já o futsal masculino vai jogar contra Guarapuava e Pitanga. O handebol feminino está no grupo de Pinhão e Londrina. E o time de voleibol masculino vai jogar com Umuarama e Londrina, enquanto o feminino enfrentará Lapa e Formosa do Oeste.

SÉRIE A
O Basquete feminino joga em grupo único com Medianeira, Ponta Grossa, Toledo, Maringá e Londrina, e o time masculino da modalidade enfrenta, no grupo B, as seleções de Ponta Grossa, Toledo e Curitiba. O futsal feminino disputa a primeira fase com Toledo, Guarapuava, Curitiba e Céu Azul. Já o handebol masculino jogará com Maringá, Londrina e Marechal Cândido Rondon.

106 municípios confirmam participação em CM



Número de participantes é recorde

Durante o Congresso Técnico dos 25º Jogos da Juventude do Paraná, realizado nesta quinta-feira (22), em Campo Mourão, 106 municípios confirmaram participação no evento que acontece nesta cidade de 7 a 16 de outubro. O número é relevante para a competição que está em seu Jubileu de Prata. Pela expectativa dos organizadores, mais de 5,5 mil atletas e dirigentes deverão participar do evento. Um total de 16 modalidades serão disputadas. A realização é da Paraná Esporte em parceria com o Município de Campo Mourão.

A sessão solene do Congresso, realizado na Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEACM), foi comandada pelos principais dirigentes da Paraná Esporte e do Município. A secretária de Esportes de Campo Mourão, Karla Tureck, lembrou na oportunidade a dedicação do Município para a realização do evento, da tradição local de organização de competições, bem como da qualidade da infraestrutura que estará disponível para os participantes. “Valorizamos muito as parcerias com o Estado, a Copel, as secretarias municipais, e ainda com nossa equipe de trabalho, todos muito comprometidos com o sucesso destes Jojup´s”, disse.

O diretor da Paraná Esporte, Luis Antonio Costenaro, “o Padrinho”, representando secretário Evandro Roman, parabenizou a organização local lembrou que a cidade tem uma estrutura de qualidade que vai proporcionar um momento importante para o esporte, destacando ainda que o Paraná em breve ganha uma Secretaria de Estado do Esporte.

O prefeito Nelon Tureck apresentou aos dirigentes esportivos do Paraná as potencialidades da cidade, e deu boas vindas a todos os presentes, ressaltando que todos serão recebidos com carinho pela comunidade local, e pelo Município que fez seu melhor para acolher o esporte do Paraná nos dez dias de competições.

Também participaram da parte solene a deputada Marla Tureck que lembrou a seriedade com que o Governo do Estado se engajou no projeto com Campo Mourão, e o assessor institucional da Paraná Esporte João Guilherme Gatti.

Encerrando a parte solene o Município de São José dos Pinhais que vai sedia os Jojup´s em 2012 apresentou um vídeo sobre suas potencialidades, e o também foi homologada a sediação de 2013 com a candidatura única da cidade de Umuarama que vai realizar a 27º edição.

Congresso Técnico está sendo realizado em Campo Mourão

Congresso Técnico em Campo Mourão
Está sendo realizado durante esta quinta-feira (22), na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEA-CM), o Congresso Técnico da Fase Final dos 25º Jogos da Juventude do Paraná, competição que será realizada nesta cidade entre os dias 7 e 16 de outubro. Durante a manhã, foram efetuadas a entrega da documentação, do CD do programa “Jogos” com os dados dos atletas participantes das modalidades de Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol; relação impressa emitida pelo programa “Jogos”(atletas confirmados para a competição), credencial do representante municipal devidamente inscrito na relação de dirigentes do Município, ficha de utilização do refeitório, relação de dirigentes, ficha de confirmação de atletas das modalidades Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez e o Ofício de solicitação de sediação para a Fase Final da competição em 2013. Durante esta tarde, está sendo dado sequência ao evento, com a parte solene, a apresentação dos municípios candidatos a sede em 2013 e parte técnica. Dirigentes de vários municípios do estado, membros da Secretaria Especial do Esporte do Estado do Paraná/Paraná Esporte e dirigentes do Município Sede, no caso Campo Mourão.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Diretores da Paraná Esporte vistoriam instalações para JOJUP`s


Antecipando o Congresso Técnico dos Jogos da Juventude do Paraná, que acontece nesta quinta-feira (22), dirigentes da Paraná Esporte visitaram Campo Mourão conferindo de perto os preparativos da cidade para sediação dos 25º Jogos da Juventude, que acontecem na cidade de 7 a 16 de outubro. Na ocasião o diretor de esportes da Paraná Esporte, Luis Antônio Costenaro (Padrinho), e o diretor geral da Fundação de Esportes de Campo Mourão Ricardo Echelmeier acertaram ainda detalhes do Congresso Técnico da competição, que será na Associação dos Engenheiros Agrônomos.
O diretor de esportes da Paraná Esporte Luis Antônio Costenaro (Padrinho), falou da expectativa da sediação dos 25º Jogos da Juventude do Paraná em Campo Mourão, que tradicionalmente é uma cidade que recebe muito bem as delegações visitantes, e tem estrutura física e esportiva capaz de atender todas as necessidades da competição. “Tenho certeza que com a dedicação da administração municipal através de toda a equipe da Fundação de esportes, a organização será brilhante”, disse Padrinho.
De acordo com o diretor geral da Fundação de Esportes-FECAM Ricardo Echelmeier, a cidade está preparada para recepcionar os atletas e dirigentes, garantindo que os 25º Jogos da Juventude do Paraná sejam um grande sucesso. Segundo Ricardo, Campo Mourão está preparada para oferecer bons alojamentos durante a estadia das delegações, propiciando conforto e segurança à todos participantes.

Congresso Técnico dos Jogos da Juventude será quinta-feira


A Paraná Esporte e a Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), recebem dirigentes esportivos de todo Paraná, nesta quinta-feira (22/09), em Campo Mourão, para o Congresso Técnico da fase final do 25ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). O evento começa às 08h30 no ginásio de esportes da Associação dos Engenheiros Agrônomos, no Jardim Albuquerque. Os jogos serão realizados em Campo Mourão de 07 a 16 de outubro, e estarão em disputas 16 modalidades coletivas e individuais.
Esta será a oportunidade para os municípios inscritos confirmarem suas participações nas modalidades em disputa, bem como credenciar os dirigentes que vão representá-los durante a competição. Também devem serão realizados sorteios dos grupos da série B e reuniões técnicas de modalidades, visando formas de disputas e resoluções de questões regulamentares.
Durante o Congresso Técnico, o Município sede também apresenta como organizou-se para receber com comodidade e conforto os jovens competidores paranaenses, assegurando durante sua estadia fatores essenciais como alojamentos, segurança, saúde, entre outros assuntos. A parte final do evento será marcada pela escolha entre os dirigentes presentes, do Município que vai sediar os Jogos em 2013.
Segundo a coordenadora geral dos Jogos, a secretária de Esportes de Campo Mourão, Karla Tureck, a expectativa dos organizadores é que dos mais de 180 municípios inscritos, pelo menos 90 confirmem sua participação nos Jojup’s, durante Congresso Técnico do dia 22. “Da nossa parte, está quase tudo pronto para receber os cerca de cinco mil visitantes do período dos Jogos, e estamos fazendo o nosso máximo para que venham à nossa cidade e se sintam em casa, disputando com alegria e a garra que são pertinentes aos jovens, e marcando com sucesso o Jubileu de Prata dos Jojup´s.”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO DA SESSÃO PRELIMINAR - FASE FINAL
08h30 às 11h30 - Entrega da documentação:
- CD do programa jogos com os dados dos atletas participantes das modalidades de Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol;
- Relação Impressa emitida pelo programa jogos - (atletas confirmados para a competição);
- Credencial do representante municipal devidamente inscrito na Relação de Dirigentes do município;
- Ficha de Utilização do Refeitório;
- Relação de Dirigentes;
- Ficha de Confirmação de Atletas das modalidades de Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Volei de Praia e Xadrez.
- Ofício de solicitação de sediação para a Fase Final em 2013.

14h00 - Parte Solene;
14h30 - Apresentação dos municípios candidatos à sede em 2013;
15h00 - Parte Técnica.

Cronograma da competição

Confira a previsão do cronograma de jogos da 25ª edição do Jojup's em Campo Mourão. Clique na imagem para ampliar.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A história de CM no Jojup's

Rodrigo Oliveira, o tricampeão do atletismo

Outro grande nome na história mourãoense nos Jogos da Juventude do Paraná é Rodrigo Gonçalves de Oliveira. O atleta foi tricampeão e recordista de cinco provas da competição de atletismo dos jogos.

Oliveira tem boas recordações da sua primeira participação, em 1997, com 15 anos, quando ganhou duas medalhas. Em 1998, ele conquistou quatro medalhas, quebrando dois recordes. Para o campeão, ao sediar os jogos, o município de Campo Mourão "poderá mostrar que além de ser o Pólo de Alimentos tem na juventude muito potencial, com o esporte que tira as crianças e adolescentes da rua, promovendo sua cidadania”.

Integrante da equipe de Campo Mourão no Jojup's, Oliveira também representou o Paraná durante dois anos nos Jogos da Juventude do Brasil, em 1997 e 1998.

Alojamento para 4,8 mil atletas

Pensando em segurança e em ofertar uma boa estadia para os atletas e dirigentes visitantes, o município de Campo Mourão investiu na melhorias das escolas que receberão as delegações durante a competição. São mais de 400 salas de aula, com capacidade para mais de 4,8 mil atletas e dirigentes esportivos por dia. A estrutura contempla, ainda, clubes, entidades, associações, assim como a rede hoteleira que está preparada para acolher com conforto centenas de pessoas.

Toda a infraestrutura que será utilizada para alojamentos foi reformada ou recebeu melhorias pela administração municipal. Também passaram por reformas ou melhorias as 17praças esportivas que abrigarão os jogos das modalidades em disputas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Informações do Congresso Técnico

Do site oficial dos Jogos da Juventude do Paraná 2011, as informações gerais sobre o Congresso Técnico da fase final da competição, que terá sede em Campo Mourão, de 07 a 16 de outubr. Confira!

SESSÃO PRELIMINAR - FASE FINAL

Conforme o Artigo 17 do Regulamento Geral dos 25º Jogos da Juventude do Paraná a presença do representante municipal devidamente credenciado e inscrito pelo município é obrigatória, sendo que sua ausência implicará no cancelamento automático da participação do município nos jogos.

Data: 22 de setembro de 2011 (quinta-feira)
Local: Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão
Endereço: Avenida Irmãos Pereira, 2900
Fone: (44) 3525-6106 (44) 3525-6106
Horários:

08h30 às 11h30 - Entrega da documentação:
- CD do programa jogos com os dados dos atletas participantes das modalidades de Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol;
- Relação Impressa emitida pelo programa jogos - (atletas confirmados para a competição);
- Credencial do representante municipal devidamente inscrito na Relação de Dirigentes do município;
- Ficha de Utilização do Refeitório;
- Relação de Dirigentes;
- Ficha de Confirmação de Atletas das modalidades de Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Volei de Praia e Xadrez.
- Ofício de solicitação de sediação para a Fase Final em 2013.

14h00 - Parte Solene;
14h30 - Apresentação dos municípios candidatos à sede em 2013;
15h00 - Parte Técnica.

Sucesso dos filhos, orgulho dos pais

É como dizia o poeta: “quem meu filho beija, minha boca adoça”. O sucesso dos filhos atletas tem sido o orgulho dos pais mourãoenses. Torcedores mais do que fiéis, os pais têm um papel fundamental na formação dos seus filhos, como cidadãos e como atletas. Buscam, sempre, proporcionar aos meninos ou meninas valores como disciplina, respeito, compromisso e responsabilidade, entre outros atributos necessários para a vida adulta.

A poucos dias de se iniciar uma das mais importantes competições esportivas do Paraná, alguns pais de Campo Mourão começam a colher o que plantaram na educação dos filhos. Uma espécie de bônus que recebem por terem em casa talentosos atletas e jovens campeões que tem a difícil missão de representar toda uma cidade nas quadras e pistas esportivas.

TALENTOS OLÍMPICOS
Fabio Fidélis, pai dos campeões do atletismo, Weverton e Bruno Fidélis, vive a expectativa dos filhos disputarem a final 25ª edição do Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), que será realizado de 07 a 16 de outubro em Campo Mourão. Outros que vivem em grande expectativa são Alcides Ponciano Vieira e Cleuza Alves Barroso, pais dos irmãos Thiago e Charles Ponciano, do time de handebol masculino.

Títulos, medalhas e a participação em programas oficiais de concessão de bolsas, como o Talento Olímpico, marcam o início da carreira dos irmãos Fidélis. Para o patriarca da família, é um grande sonho tornando-se realidade. “Tenho muito orgulho e satisfação por eles estarem neste caminho; uma aprendizagem de disciplina, educação e até uma formação como ser humano. Eu queria ver pelo menos um deles em uma seleção brasileira olímpica”, revela, emocionado, Fábio Fidélis.

Para a mãe dos irmãos Ponciano, Cleuza Barroso, a alegria da participação dos filhos na final 2011 do Jojup’s representando Campo Mourão supera qualquer outra emoção. “Vou para o ginásio e participo de todos os jogos. Estaremos lá, toda a família, torcendo por eles”, assegura. O patriarca dos Ponciano, ‘seo’ Alcides, também acredita que os filhos têm um grande futuro no esporte. “Eles sempre foram muito empenhados. Por isso, acredito que vão trazer muita alegria para minha família e para Campo Mourão. São atletas dos quais o município que vai se orgulhar”, assegura.

APOIO DA FAMÍLIA É FUNDAMENTAL
O diretor da Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), Ricardo Elchelmeier, destaca que o apoio dos pais é fundamental para o desenvolvimento do atleta. “Sugiro aos pais que acompanhem os treinamentos e competições, cobrando apenas o seu empenho, envolvimento e não os resultados”, salienta. Elchelmeier também fez questão de lembrar como é importante para o atleta saber que pode contar com o apoio da família nas competições. “Eu fui atleta e sei como é gostoso você ter pais que apóiam e se interessam pelo esporte, comemorando as vitórias junto de seus filhos”.

SUPORTE DA FECAM
Na opinião dos pais dos atletas, o suporte oferecido pelo município, através da Fundação de Esportes, tem sido base para que o trabalho alcance os bons resultados, em todas as modalidades. Fábio Fidélis diz que é um grande incentivo para livrar os jovens das ruas, preparando-os para um futuro promissor no esporte. Cleuza Barroso concorda e acrescenta que quando focam a disciplina e a educação, os jovens só têm um caminho: serem campeões no esporte e na vida.

domingo, 18 de setembro de 2011

A história de CM no Jojup's

No feminino, primeiro título de CM foi do handebol

Trabalho duro, dedicação e perseverança. Qualidades que fizeram diferença para a equipe mourãoense de handebol feminino que conquistou, em 1993, o primeiro título de uma equipe feminina da cidade nos Jogos da Juventude. A treinadora e ex-atleta da seleção brasileira da modalidade, Márcia Tomadon, que assumiu o time naquele ano, conta que apesar de todas as dificuldades no início da preparação, a equipe se fechou no objetivo de união e acabou realizando uma campanha invicta, que culminou com a vitória sobre Londrina, na final.

Segundo Tomadon, “foi um grande desafio participar de um evento tão importante; aos poucos fomos reunindo as atletas e buscando a união”. A treinadora revela que o grupo de Campo Mourão era muito difícil. “Tínhamos que enfrentar Curitiba, até então a grande favorita”, salienta. Neste jogo, conforme informa Tomadon, a estratégia mourãoense foi trabalhar a defesa. “No fim, vencemos o jogo com uma partida perfeita” diz a técnica.

Celeiro de campeões



Uma das principais forças do esporte jovem do Paraná, Campo Mourão tem sido reconhecida pela comunidade esportiva estadual pelo seu potencial em sediar competições e apoiar eventos importantes deste segmento. No entanto a cidade também se revelado ao longo da história dos Jojup´s como um grande celeiro de atletas e por muitas conquistas e títulos. Entre muitos troféus e medalhas conquistadas ao longo das 24 participações nos jogos, destacam-se 31 títulos de primeiro lugar, em 13 diferentes modalidades, além de outras dezenas lugares em pódios com classificações em segundos, terceiros lugares.

Entre nossos campeões, presença feminina forte, com o tênis de mesa, líder absoluto por conquistar sete títulos consecutivos em Jojup´s, entre os anos de 2000 a 2006. A força feminina mourãoense também consagra o atletismo feminino com outros cinco títulos de 1998 a 2002, e o futsal feminino com três conquistas nos anos de 2003, 2007, 2009. Entre os meninos das seleções locais os do futsal têm a maioria dos títulos como campeões nos anos de 1990, 2003 e 2009.


Os títulos mourãoenses

Futsal masculino
1990, 2003 e 2009
Handebol feminino
1993 e 2004
Basquete feminino
2003
Tênis feminino
1994
Xadrez Feminino
1994 e 2010
Futsal feminino
2003, 2007 e 2009
Atletismo feminino
1998, 1999, 2000, 2001 e 2002
Futebol masculino
2000
Handebol masculino
2010
Tênis Mesa feminino
2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006
Vôlei feminino
2001 e 2008
Tênis mesa masculino
2002
Basquete Masculino
2001 e 2008


(Conquistas de 1º lugar nas séries A e B)

sábado, 17 de setembro de 2011

Congresso Técnico na quinta-feira

A Paraná Esporte e a Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), recebem dirigentes esportivos de todo Paraná, nesta quinta-feira (22/09), em Campo Mourão, para o Congresso Técnico da fase final do 25ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). O evento começa às 13h30 no ginásio de esportes da Associação dos Engenheiros Agrônomos, no Jardim Albuquerque. Os jogos serão realizados em Campo Mourão de 07 a 16 de outubro, e estarão em disputas 16 modalidades coletivas e individuais.

Esta será a oportunidade para os municípios inscritos confirmarem suas participações nas modalidades em disputa. Em seguida devem serão realizados sorteios dos grupos da série B e as primeiras reuniões técnicas de modalidades, visando formas de disputas e resoluções de questões regulamentares.

Durante o Congresso Técnico o Município sede também apresenta como organizou-se para receber com comodidade e conforto os jovens competidores paranaenses, assegurando durante sua estadia fatores essenciais como alojamentos, segurança, saúde, entre outros assuntos.

Segundo a coordenadora geral dos Jogos, a secretária de Esportes de Campo Mourão, Karla Tureck, a expectativa dos organizadores é que dos mais de 180 municípios inscritos, pelo menos 90 confirmem sua participação nos Jojup’s, durante Congresso Técnico do dia 22. “Da nossa parte, está quase tudo pronto para receber os cerca de cinco mil visitantes do período dos Jogos, e estamos fazendo o nosso máximo para que venham à nossa cidade e se sintam em casa, disputando com alegria e a garra que são pertinentes aos jovens, e marcando com sucesso o Jubileu de Prata dos Jojup´s.”, finaliza.

Festa mourãoense começa dia 7 de outubro

Em contagem regressiva para receber pela terceira vez os Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), Campo Mourão já tem quase tudo pronto para acolher entre os dias 07 a 16 de outubro mais de cinco mil jovens atletas nesta que é maior competição esportiva do Estado, voltada para jovens de até 18 anos.

Estarão em disputa 16 modalidades esportivas, que movimentarão toda a cidade, de escolas a praças esportivas, do comércio às áreas de lazer. O evento será realizado pelo Governo do Estado, através da Paraná Esporte e organizado pelo Município através da Fundação de Esportes (FECAM).

O coordenador geral dos Jogos Ricardo Arty Echelmeier, lembra que a realização da fase final dos Jojup’s, representou um grande desafio para o município de Campo Mourão, e a cidade vai realizá-lo com muita competência. “Estamos em contagem regressiva para a realização deste evento, que conta com o envolvimento e a contribuição de centenas de pessoas em todas as linhas de frente. A comunidade abraçou esta realização, tem apoiado nossas ações e vamos poder contar também com nossos atletas e torcida para fazer belos espetáculos em nossas praças esportivas”, diz.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A história de CM no Jojup’s

Rosemeire Silva, 60 medalhas e quebra de recordes

Uma das maiores recordistas dos Jogos da Juventude do Paraná é Rosemeire Vargas da Silva, que representou Campo Mourão no atletismo por vários anos consecutivos no Jojup’s. A atleta conquistou mais de 60 medalhas e quebrou vários recordes. E fechou sua participação no jogos, com chave de ouro, em Pato Branco (2006), quando conquistou nada menos de cinco medalhas de ouro e quebrou três recordes da competição.

“Sou feliz pelo passado que tive. Aprendi muita coisa. Se tivesse oportunidade, faria tudo de novo”, realça a atleta. Segundo ela, sempre encarou as competições com 100% com vontade, com a alma. “Nunca entrei numa pista para dar menos. Se precisasse chegar ao extremo, não pensava duas vezes”, diz Rosemeire.

Cidade de braços abertos


A Secretária Especial de Esportes e diretora-presidente da Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), Karla Tureck, faz questão de valorizar o empenho de todos na organização e realização dos jogos. “Temos que agradecer a todos os envolvidos, sobretudo os parceiros que estão proporcionando a concretização deste marco na história esportiva da cidade”, salienta.

Todas as ações, em conjunto, credenciaram a cidade para receber a final do Jojup’s de braços abertos. “Investimos em melhorias nos quatro cantos da cidade, adequando a nossa infraestrutura esportiva e de alojamentos para garantir uma boa recepção aos atletas, dirigentes e demais visitantes. E fizemos isso de coração, já que Campo Mourão é uma comunidade que gosta de bem receber os visitantes e que participa intensamente de eventos esportivos”, completa a secretária.

Karla Tureck aproveita a oportunidade para convocar a população de Campo Mourão para prestigiar a fase final do 25º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s) e torcer pelos atletas da cidade. Ela também deseja boa sorte a todos os atletas que participarão da competição. “Acredito que a competição será um sucesso, nós estamos preparados para realizar a melhor edição dos Jogos da Juventude do Paraná”.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Atletismo pentacampeão



Pentacampeão dos Jogos da Juventude, o atletismo mourãoense já revelou diversos atletas que conquistaram medalhas e títulos nos Jogos da Juventudede. Os resultados alcançados pela modalidade têm proporcionado ao município a condição de ser uma espécie de celeiro de bons atletas, tornando-se referência no cenário estadual e nacional. As convocações de atletas para representar o Paraná e o Brasil em diversas competições reforçam essa condição e ajudam a levar o nome de Campo Mourão para os dentro e fora do nosso país.

FOCO NO TRABALHO DE BASE
Para o técnico Paulo Costa, os bons resultados do atletismo mourãoense, sobretudo nos Jogos da Juventude, são fruto de um bom trabalho de base. “Com apoio do município, através da Fundação de Esportes (FECAM), e de diversas empresas, buscamos investir na formação de atletas”, explica. Costa diz, ainda, que “ao conquistar bons resultados Campo Mourão mostra que tem um grande potencial em descobrir novos talentos”, disse o treinador.

Campo Mourão, nossa festa vale ouro



A festa do Jubileu de Prata dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup's) tem valor dourado para Campo Mourão. O slogam que norteia toda a campanha de divulgação dos jogos na cidade é "Campo Mourão, nossa festa vale ouro". Acima, uma da peças publicitárias incluídas no plano de divulgação da competição.

A campanha, que ganha a mídia a partir de hoje, foi elaborada com base na tradição da cidade em participações no Jogos da Juventude do Paraná, destacando não só em infraestrutura, mas, também, em bons resultados conquistados na competição. Na memória do esporte estadual, entre participações e sediações, Campo Mourão esteve no Jojup’s em 24 das 25 edições dos jogos. Em todas as vezes que disputou a competição, chegou à fase final dos jogos.

MAIOR EVENTO POLIESPORTIVO DO PARANÁ
Considerado o maior evento poliesportivo do Estado e responsável por revelar muitas gerações de atletas, o Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s) tem se consolidado como uma competição de alto nível técnico, tendo como fator predominante o desenvolvimento das categorias de base do esporte. A integração entre os municípios e a socialização entre a juventude paranaense, são outras referências importantes da competição, onde a garra e a força dos jovens competidores resultam no sucesso do esporte.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tagliari estava a frente do primeiro titulo de Campo Mourão


Expoente do futsal paranaense por diversos anos, campeã estadual e nacional em diversas categorias, a Família Tagliari também faz parte dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). A primeira medalha conquistada por Campo Mourão nesta competição foi de bronze, em 1989, na cidade de Londrina, com o terceiro lugar no futsal masculino.
O primeiro título de campeão dos mourãoenses também foi conquistado pelo futsal, um ano depois, em Maringá, sob o comando do técnico Itamar Tagliari, quando a equipe mourãoense venceu a equipe de Londrina pelo placar de três a dois. Em 2003, nos jogos de Campo Mourão a equipe comandada pelo professor Itamar conquistou o bi-campeonato, vencendo Curitiba. Após empate em dois gols no tempo normal, os mourãoenses venceram com o gol de ouro.
FAMÍLIA DEDICADA AO ESPORTE – A conquista do primeiro título nos Jojup´s, marcou muito a vida de Tagliari e seus jogadores, em uma situação poucas vezes vista, quando pai, irmãos, e primos dedicaram-se a defender uma cidade através do esporte. Na semifinal, em uma partida emocionante, Campo Mourão surpreendeu e venceu a equipe de Umuarama nos penaltis. Na final, a equipe derrotou Londrina por três a dois, consolidando o primeiro título da cidade nos Jojup’s.
Dirigida pelo técnico, pai e secretário de Esportes da cidade Itamar Tagliari, a equipe era formada pelo goleiro Flavio Tagliari Bisol, os irmãos Carlos Augustinho Tagliari e Itamar Adriano Tagliari – que já tinham sido campeões estaduais em categorias menores como, fraldinha, pré-mirim e mirim. Também faziam parte do time o primo Jeferson Bisol, e ainda os amigos Álvaro Roberto Montesquio, Alexandre Crespo, Rogério de Oliveira, Werber Silva, Emerson Bordão, Valdenício Junior, Valtecir Garcia, e Donizete Junior.
TREINAR OS FILHOS - A Família Tagliari começou um trabalho no futsal na década de 60, sendo duas vezes campeão paranaense. Representou o Paraná em dois campeonatos brasileiros e participou dos primeiros Jogos Abertos do Paraná.
Itamar Tagliari, que foi um dos seus componentes e uma das figuras mais representativas do esporte local, lembra da conquista como uma das mais emocionantes da vida, pela responsabilidade de estar á frente do time e treinar, principalmente os filhos. “A cobrança maior era em cima deles, mas para mim foi uma satisfação, pois além de eu trabalhar com a garotada, havia meus filhos que se destacavam, juntamente com sobrinhos e os outros. Tínhamos uma equipe muito forte nas categorias menores. Dava orgulho de ver o amor, o carinho, e a dedicação dos garotos aos treinamentos, aos jogos, com muita vontade de vencer e de ganhar, e na formação do ser humano e seu caráter ” disse Itamar.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Jogos aquecem comércio local

Hotéis, postos de combustíveis, supermercados, restaurantes, lanchonete, pizzarias e lojas de materiais esportivos de Campo Mourão certamente verão seus lucros crescerem durante os Jogos da Juventude. De olho nos milhares de visitantes que estarão em Campo Mourão nos 10 dias de disputas da final do Jojup’s, o comércio local se prepara para a grande festa. É que, além do consumo ao redor das praças esportivas, dos alojamentos, nos intervalos de jogos, nas visitas às lojas da cidade e à noite nos pontos de encontro gastronômicos, os atletas devem prestigiar, também, o comércio dos bairros, onde fica a maioria dos alojamentos.

AUMENTO DAS VENDAS
O gerente da Marujo Esportes, Alcir Rodrigues da Silva, que comercializa material esportivo, diz que para os comerciantes é muito gratificante que Campo Mourão seja a sede desse evento. Mostra a força do esporte local e a posiciona a cidade em todas as mídias ao receber atletas. “A prefeitura fez um ótimo trabalho ao trazer essa competição para Campo Mourão, e nós agradecemos por isso”, diz o comerciante, confiante no aumento das vendas no período dos jogos.

MAIS HÓSPEDES
A rede hoteleira também está otimista por Campo Mourão sediar a final do Jojup´s. O gerente do Hotel Piacentini, no centro da cidade, Ireno dos Reis Pereira, revela que já tem pessoas ligando, solicitando reservas, e fazendo pesquisas de preços para hospedar dirigentes e os atletas. “Temos boas perspectivas para este período”, enfatiza.

Abertura na Praça São José


O ponto mais central de Campo Mourão, a Praça São José vai receber o cerimonial de abertura dos 25º Jojup´s na noite de 07 de outubro de 2011. Além da tradicional apresentação das delegações participantes, condução da pira olímpica e juramento do atleta, um show especial vai acontecer no evento, que deve também mobilizar milhares de moradores da cidade.Os Jogos são promovidos pelo Governo do Paraná, através da Paraná Esporte e pelo Município de Campo MOurão, através da Fundação de Esportes. A cidade deve receber cerca de 5 mil atletas e dirigentes esportivos nos 10 dias dos Jogos, para disputa de 16 modalidades coletivas e individuais.

Refeitório será no Parque de Exposições.


A estrutura de alimentação dos JOJUP´s será em sua maioria centralizada no Parque de Exposição Getúlio Ferrari, às margens da BR 158, em área ampla e bem localizada, de fácil acesso para locais de competição, alojamentos e CCO. O Parque de Exposições sedia em julho a Festa Nacional do Carneiro no Buraco. O Refeitório Central é mantido pela Paraná Esporte realizadora dos Jogos, e funcionará do dia 7 ao dia 16 de outubro, para café da manhã, almoço e jantar.
As delegações de maior porte costumam ter cozinhas próprias e servem atletas e dirigentes em seus alojamentos. Por outro lado a cidade também dispõe de boa rede de restaurantes, e outros estabelecimentos que servem refeiçoes de forma diversificada em vários horários.

Comunidade escolhe logomarca

A comunidade esportiva mourãoense teve participação direta na escolha da logomarca oficial da fase final do 25º jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). A eleição foi realizada em novembro de 2010, com três opções de logomarcas para escolha. Além do site da Prefeitura de Campo Mourão, as logomarcas também foram disponibilizadas em pontos comerciais, ficando a disposição da comunidade mourãoense para votação. A comunidade esportiva paranaense também foi consultada pela Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), por meio de votação direta realizada durante a fase final dos 24º Jogos da Juventude do Paraná, realizados em Foz do Iguaçu.

CM sedia competição pela terceira vez

O município de Campo Mourão sediou pela primeira vez o Jogos da Juventude do Paraná (Jojup's) em 1994. Nesse ano, além dos vários títulos que conquistados pelas equipes mourãoenses e a intensa participação dos torcedores, a competição foi marcada pela boa organização.

A receptividade dos mourãoenses e capacidade de organização de eventos esportivos, aliadas à excelente estrutura física, com praças esportivas alojamentos e outros equipamentos fizeram a cidade conquistar em 2003, outra sediação, acolhendo novamente com carinho centenas de atletas juvenis do Paraná.

E, em junho de 2009, através do empenho da direção da Fundação de Esportes (FECAM), novamente a cidade colocou sua boa infra-estrutura esportiva a disposição do esporte do Paraná e conseguiu o direito de sediar pela 3ª vez a maior competição da juventude.

Neste ano, mais de cinco mil pessoas, entre atletas e dirigentes esportivos, representando aproximadamente 90 municípios paranaenses, serão recebidos na cidade que se preparou realizando melhorias em suas praças esportivas para celebrar com honra e raça a edição do Jubileu de Prata, os 25º Jogos da Juventude do Paraná.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Infraestrutura: Campo Mourão investe para receber Jojup's




O município de Campo Mourão disponibiliza 35 estabelecimentos de ensinos para abrigar o alojamento dos participantes. Com 16 modalidades em disputa, os jogos acontecerão em 20 praças esportivas. Além disso, a Comissão Central Organizadora (CCO) terá a sua estrutura montada em um dos endereços mais agradáveis da cidade, a Estação da Luz, na área central da cidade. No Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Índio Bandeira funcionará o refeitório central dos atletas e dirigentes.

REFORMAS E MELHORIAS – Para recepcionar bem os atletas e os jogos, Campo Mourão investiu pesado em reformas e melhorias da infraestrutura para alojamentos e praças esportivas. É o caso do ginásio de esportes Valternei de Oliveira, do Lar Paraná(foto), que foi reformado recentemente, atendendo pedidos da Federação Paranaense de Futsal. Esta praça esportiva é a que mais recebe a torcida local durante o ano, com as disputas do Campeonato Paranaense de Futsal. No Jojup´s, o Lar Paraná também vai receber disputas de handebol.

Outro ginásio que passou por reformas foi o Juscelino Kubitschek (JK). O espaço foi melhorado visando as disputas finais do Jogos da Juventude 2011 e as disputas do Campeonato Paranaense de Basquete.

O ginásio da Vila Urupês também recebeu melhorias no piso da quadras, vestiários e banheiros, visando as disputas do voleibol.

Também foram revitalizados o Estádio dos Amadores e Campo do Lar Paraná. Os dois locais receberão as disputas do futebol de campo. As melhorias na estrutura garantem, ainda, uma melhor acomodação de atletas, árbitros, dirigentes e torcedores. O Estádio dos Amadores está localizado na Asa Leste da cidade, região da cidade com maior número de habitantes, enquanto o Campo do Lar Paraná está anexo ao ginásio de esportes do bairro.